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Sustentabilidade

A Argo nasceu com a missão de contribuir com o desenvolvimento do setor elétrico, respeitando o interesse de todos os envolvidos e atuando de forma ética, eficiente e comprometida. Temos como visão ser uma empresa reconhecida pela excelência operacional, com foco no crescimento sustentável para maximizar os investimentos. Dessa forma, a sustentabilidade é um pilar muito importante, por isso trabalhamos com base na segurança e disciplina para ser uma empresa cada vez mais sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Nossas ações e planos ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) permeiam os temas abaixo:

Ambiental

Acreditamos que a gestão ambiental é a base fundamental para controlar, monitorar ou mitigar impactos econômicos, ambientais e sociais das nossas operações. A partir da gestão ambiental, garantimos o cumprimento legal de todos os aspectos socioambientais e podemos planejar estrategicamente a continuidade ou a mudança de rota para novos negócios.

No Brasil, o setor de transmissão elétrico é altamente regulado e só apresenta impactos socioambientais relevantes durante a fase de construção. A fase de operação de linhas de transmissão possui apenas impactos socioambientais reduzidos, que são controlados por meio dos programas ambientais.

Social

A Argo acredita que contribuir para uma sociedade mais saudável gera valor compartilhado para todas as partes, por isso buscamos promover iniciativas e apoiar projetos sociais para o fortalecimento das comunidades.

Governança

Nosso modelo de Governança Corporativa é estruturado e formalizado no Estatuto Social, o qual define que a Argo seja administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria. Para melhor desempenho de suas funções, o Conselho de Administração conta com o apoio dos seguintes comitês técnicos: Comitê Consultivo e Comitê de Finanças e Investimentos, que podem fazer recomendações ao Conselho de Administração, porém sem força vinculante.

 
 
 
 
 

Ética e Integridade

Ética é uma palavra base para todas as ações que permeiam o negócio da Argo. Com seu Código de Ética e Conduta, a empresa reafirma diariamente seu compromisso com a ética empresarial e a transparência, garantindo condutas éticas no desenvolvimento de suas atividades. Por meio da Política de Compras, reafirmamos o nosso compromisso com a ética também no que tange a escolha de nossos fornecedores. A empresa realiza avaliação prévia de fornecedores e leva em consideração os valores de contratação envolvidos, verificação de antecedentes e registros criminais, comerciais e financeiros.

Gestão de Riscos

A Argo Energia realiza a manutenção dos Sistemas de Governanças para mapear riscos que podem afetar o presente e o futuro da companhia, preocupada com impactos internos e externos ao negócio. Para isso, adota o Programa de Gestão de Riscos, com a sua Política Corporativa de Riscos e Controles Internos como principal diretriz.

A gestão de riscos e oportunidades é uma responsabilidade da alta Administração, a quem cabe assegurar e proteger o negócio, com a visão de prevenção e segurança em todos os seus ambientes. Essa obrigação, que envolve a alta administração, também percorre por todo o corpo técnico interno, incluindo áreas administrativas e operacionais, para o devido cumprimento de legislações pertinentes, cláusulas contratuais e normas vigentes.

O modelo de Gestão de Riscos e Controles Internos na Argo Energia tem como premissa o desdobramento multinível, desde o olhar da alta administração para potenciais riscos que afetem o cumprimento dos objetivos estratégicos até o cumprimento dos objetivos táticos de cada polo de negócio. A ideia é empoderar os polos para que tenham uma apropriação da gestão de riscos de acordo com seu contexto. Essas diretrizes se alinham ao modelo de três linhas de defesa, proposto pelo Instituto dos Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Periodicamente, a matriz de Riscos e Controles Internos passa por uma revisão e validação pela liderança e grupo técnico após um processo de análise dos impactos quantitativos de eventos e incidentes no negócio e a probabilidade de sua ocorrência. Entre os aspectos considerados estão os impactos não financeiros, os legais, de reputação, ambiental, sociais e de governança (ESG).

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)